Brasil é quinto produtor de lixo eletrônico no mundo

    O lixo eletrônico é um problema crescente no mundo todo. No Brasil, somos o quinto produtor, com cerca de 2 milhões de toneladas produzidas por ano.

    É um problema grave para o meio ambiente e para a nossa saúde. Os equipamentos eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos, como chumbo e mercúrio, e, se descartados de maneira incorreta, podem contaminar o solo, a água e o ar, colocando em risco a saúde das pessoas e dos animais.

    Além disso, o lixo eletrônico também é um problema para a economia. Os materiais que compõem os equipamentos eletrônicos são valiosos e poderiam ser reutilizados, mas acabam sendo descartados de forma errada, gerando desperdício de recursos.

    E para reduzir o lixo eletrônico, é importante reutilizar e reciclar.

    A reciclagem de lixo eletrônico é importante para evitar a contaminação do meio ambiente e para reaproveitar os recursos já utilizados.

    É fundamental que a população se conscientize esaiba como descartar os equipamentos eletrônicos de maneira adequada e que apoie iniciativas de reciclagem.

    Há várias empresas especializadas em coleta e descarte de lixo eletrônico. Uma delas é a TecnoReverse, com sede em Catanduva, interior do Estado de São Paulo. Segundo Alexandre Zorgette, responsável pela Tecno Reverse, a empresa realiza as coletas em domicílios e as suas lixeiras estão localizadas em algumas empresas e em escolas, como as ETECs. Zorgette acrescenta que a TecnoReverse vem crescendo com a perspectiva de ajudar o meio ambiente e o planeta. 

    Ainda há muito a ser feito para resolver o problema do lixo eletrônico no Brasil e no mundo, mas iniciativas como a Tecno Reverse são um passo importante na direção certa.

Comentários